Várias esposas já reclamaram em relação a um amarido teimoso, e o mais de um marido marido já entendeu a reclamação como um elogio. Contudo, a teimosia em relação às coisas erradas pode gerar consequências espirituais assustadoras.
Quer um exemplo? Veja um dos maiores vilões da bíblia.
A maioria de nós pensa num homem assim quando ouve a palavra faraó. o termo era um título para o governador do Egito, como rei, mas também era usado como nome próprio. em contraste com o sábio e generoso líder da época de José, o faraó que governou durante o tempo de Moisés praticamente arruinou seu império por causa de sua arrogância e teimosia
A bíblia diz que o antecessor imediato desse monarca "nada sabia sobre José" (Êx 1:8). temendo que os israelitas, que viviam no Egito, logo ficassem numerosos demais para ser controlados, forçou-os à escravidão e ,por fim, ordenou que seus recém-nascidos fossem mortos (Êx 1:16,22). Moisés escapou da matança, mas, já adulto, teve de fugir do Egito depois de matar um feitor de escravos (Êx 2:12). Durante seu exílio, o faraó morreu (Êx 2:23) e um governador ascendeu ao trono.
Quando Moisés tinha oitenta anos de idade e já estava fora do Egito havia quarenta anos, Deus ordenou que voltasse para a terra de seu nascimento e dissesse ao faraó "deixe meu povo ir" (Êx 5:1). vez após vez, o rei se recusou. apesar dos sinais miraculosos e das fortes ameaças, "o coração do faraó endureceu" (Êx 7:22)
Alguns leitores ficam perturbados com o fato de Deus ter declarado "vou endurecer o coração, para não deixar p povo ir" (Êx 4:21). "Se isso é verdade", pensamos, "como Deus pode culpar o homem por suas ações inflexíveis?".
Mas analisaremos de forma mais detalhada a história inteira. o Senhor colocou sua predição em prática somente depois de o faraó repetidamente optar, por si só, por agir de maneira inflexível.
Após a primeira praga (quando ás águas do Nilo se tornam em sangue), a Bíblia diz que "o coração de faraó se endureceu (Êx 7:22). O mesmo aconteceu nas outras quatro pragas seguintes (Rãs, Piolhos, Moscas, Doença dos animais).
Somente depois da sexta praga, quando feridas purulentas afligiram os humanos e os animais por todo o Egito, é que a bíblia diz que "o Senhor endureceu o coração de faraó" (Êx 9:12). Daquele momento em diante, esse homem teimoso havia alcançado o ponto sem volta (Êx 9:34-35; 10:1,20; 11:10; 14:8)
O faraó demonstra que nossa teimosia é um problema espiritual serio, com desdobramentos enormes e até mesmo mortais. Se continuarmos a endurecer o coração à voz de Deus, o Senhor poderá fazer que ele se endureça para sempre. Como a Bíblia diz, "quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente. (Pv 29:1)
MORAL: A TEIMOSIA É UM PROBLEMA ESPIRITUAL COM CONSEQUÊNCIAS GRAVES.
Comentários
Postar um comentário