No livro e Mateus (1:1-16) e no livro de Lucas (3:23-38) encontramos a genealogia e Jesus Cristo. O interessante e que nessas duas passagens, são mencionados praticamente só os homens, com a exceção de algumas mulheres. Esse fato se deve ao contexto histórico da época, em que as mulheres deveriam ficar em suas casas, cuidando dos filhos, do esposo, e das obrigações com o lar. Outro fato histórico que devemos tomar por base é que as mulheres não poderiam participar de guerras, treinamento e não podiam trabalhar. algumas mulheres entretanto se mostraram muitos fortes, não foram literalmente à guerra, mas, venceram grandes batalhas.
É evidente que todos os homens que são mencionados na genealogia de Jesus foram casados e tiveram suas famílias, porém devido ao contexto histórico já exposto acima, suas mulheres não são declaradas, entretanto, algumas mulheres receberam grande destaque e algumas foram registradas na genealogia outras temos que voltar um pouco no relato bíblico para descobrimos que foram casadas com esses homens da genealogia de Jesus.
Vendo todo o relato bíblico conseguimos identificar 9 mulheres que receberam destaque e foram inclusas na genealogia de Jesus.
1- EVA (casada com Adão)
Eva, tirada do lado de Adão, foi a primeira mulher e se tornou a mãe de todos os seres humanos. Tentada pela serpente, ela desobedeceu a Deus e deu de comer a Adão o fruto proibido.
2- SARA (casada com Abraão)
Sara, já idosa, abandonou tudo para viver em tendas pelo resto da vida. Ela ficou sempre do lado de Abraão, para o apoiar. Sara creu em Deus e, com 90 anos, seu sonho se realizou ela teve um filho! Deus encheu seu coração de alegria.
3- REBECA (casada com Isaque)
Rebeca era neta do irmão de Abraão, Naor, que havia permanecido na Mesopotâmia, e era irmã de Labão. Casou-se com Isaque. Foi Rebeca quem teve a idéia de enganar Isaque para que desse a bênção a Jacó.
4- LIA (casada com Jacó)
Lea ou Lia (depende da tradução em que a bíblia é escrita) é descrita como tendo um “olhar terno".
A história conta que certa vez, Jacó fez um acordo com o pai de Lia, Labão, que trabalharia sete anos para se casar com sua filha mais moça, Raquel, e houve o casamento com a noiva bem coberta, quando na manhã seguinte a cerimônia, Jacó descobriu que na sua cama não era Raquel, e sim Lia. Quando foi falar com seu sogro Labão ele afirmou que alí casava-se primeiro a filha mais velha, então fizeram um acordo entre sí que Jacó trabalharia sete anos para se casar com Raquel, e assim foi feito.
Lia foi mãe de sete dos filhos de Jacó (mãe de seis das Doze Tribos de Israel), seis filhos homens, Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom, e uma filha, Diná. (Gên 29:32-35; 30:16-21).
Lia não é mencionada na genealogia de Jesus. porém seu esposo e seu filho são, com isso podemos deduzir que ela foi uma as mulheres presentes na genealogia de Jesus.
5- TAMAR (casada com Judá)
A primeira mulher citada na genealogia de Jesus é Tamar. A história de Tamar está registrada no livro de Gênesis 38:1-30. sua história é bem grande então vamos tentar resumi um pouco.
Tudo começou quando Judá casou-se com uma mulher chamada Sua, dessa relação nasceu Er, Onã e Selá. Com o tempo, a mulher de Judá morre, e no tempo certo Judá escolhe uma esposa (Tamar foi a escolhida) para o seu filho primogênito, Er, porém esse filho morre e pela Lei quando um irmão morre sem descendência, o outro irmão é obrigado a se casar com a cunhada para dar prosseguimento a descendência.
Onã orgulhoso, sabia que a descendência, não iria ser considerada sua, não teve filhos com Tamar, quando Onã morre Judá teme em dar Selá para Tamar se casar e manda ela ir passar um tempo com seus pais biológicos, Tamar vendo o que Judá estava fazendo se veste de prostituta, engana seu sogro e se deita com ele, dessa relação nasce os gêmeos Perez e Zera. Assim, Tamar conseguiu ter filhos. Salvou a sua honra e a sua vida. Tamar agiu com astúcia e preservou sua vida e posteridade.
Como foi relatado a história de Tamar e Judá é muito grande, em breve faremos um post somente dessa história...
6- RAABE (casada com Salmon)
Raabe era uma prostituta de Jericó mas ela salvou a vida de dois espiões hebreus. Por causa disso, sua família foi salva quando os hebreus atacaram Jericó. A Bíblia não esconde o que ela era. Mas também não esconde a mudança que estava ocorrendo no coração dela. Por sua fé, uma mulher desprezada ganhou um lugar entre o povo de Israel, se tornou antepassada de Jesus.
Raabe teve tanta ousadia e temor a Deus em enfrentar o seu povo que ganhou um lugar entre os heróis da fé! (Hebreus 11:31)
7- RUTE (casada com Boaz)
Rute não era israelita mas ganhou um lugar entre o povo de Deus por sua dedicação a Deus e seu amor à sua sogra. Ela era Moabita, casou-se com um dos filhos de Noemi, Malom, cuja Família era israelita, onde adotara Javé por seu Deus e torna-se merecedora do favor divino. Seu esposo morreu, e Rute decidiu ir embora de seu país Moabe, e acompanhou Noemi sua terra Natal em Belém.
Ela abandonou sua casa e família para servir a Deus. Trabalhadora e respeitosa, Rute conquistou o coração de Boaz um rico proprietário, parente de Noemi, casou-se com ele e se tornou bisavó do rei Davi.
8- BATE-SEBA (casada com o rei Davi)
Era esposa de Urias, um guerreiro heteu a serviço do rei Davi. Passeando uma tarde pelo terraço do palácio, Davi ficou impressionado com a beleza de Bate-Seba, que estava se banhando em sua casa. Davi a seduziu e chegou ao cúmulo de expor seu marido Urias à morte em uma batalha, colocando-o a combater sozinho, mesmo sem chance de sobreviver (2 Sam.11). Bate-Seba engravidou de Davi, mas a criança morreu por juízo de Deus ( 2 Sam 12:15-18).
Bate-Seba tornou-se uma das esposas de Davi e teve mais quatro filhos, incluindo Salomão, que sucedeu a Davi no trono.(I Crô.3:5). Bate-Seba e o profeta Natã convenceram Davi a instalar Salomão como rei (I Reis 1:5-40). Ela é mencionada na genealogia de Jesus Cristo, em Mateus 1:6.
9- MARIA (casada com José)
Maria foi escolhida dentre diversas moças para ser a mãe do Salvador. Talvez isso pudesse trazer ao coração dela certo orgulho, certa altivez. Ela, no entanto, declarou algo que todos nós precisamos declarar diariamente a Deus: “Então, disse Maria: ‘A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada’…” (Lc 1,46-48). A humildade de Maria, em colocar-se nas mãos de Deus e cooperar com o Senhor na Sua grande missão, é algo realmente fascinante.
CONCLUINDO
Vemos no começo desse post que algumas mulheres fizeram a diferença, como. foi o caso de RAABE, RUTE, MARIA... entretanto vemos que ouras não. Costumamos achar que Deus escolhe as pessoas, vários pensam, essas pessoas sã perfeitas, porém não existem pessoas perfeitas. A presença de algumas mulheres na descendência de Jesus prova isso, foram mulheres que a principio não adoravam o Deus verdadeiro, outras enganavam o seus maridos, teve até mesmo uma ex prostituta, a presença de pessoas assim só prova que Deus não escolhe pessoas perfeitas, ele simplesmente escolhe pessoas, porém uma vês que Deus escolhe ele muda as pessoas.
Comentários
Postar um comentário