Pular para o conteúdo principal

Como que morreram os 12 discípulos de Jesus?


Os evangelhos sinóticos (evangelhos semelhantes: Mateus, Marcos Lucas e João) trazem a lista dos 12 apóstolos (Marcos 3,16-19, Mateus 10,2-4 e Lucas 6,13-16). Eles eram Simão, chamado de Pedro, André, irmão de Pedro, Tiago, filho de Zebedeu, João, irmão de Tiago e autor do 4 evangelho, Filipe, Bartolomeu, Tomás, Mateus, o cobrador de impostos e autor do primeiro evangelho, Tiago o menor ou Tiago de Alfeu, Judas Tadeu (em Lucas se chama Judas de Tiago), Simão o cananeu (Lucas chama de Simão, chamado Zelota) e Judas Escariotes, que traiu Jesus.
Os Atos dos Apóstolos, no início falam de 11 apóstolos, faltando Judas, que morreu depois de ter traído Jesus. Depois da ascensão de Cristo Matias é escolhido como apóstolo, para ocupar o lugar de Judas.
A Bíblia não conta como morreu cada um desses apóstolos. Os dados que temos não são certos e se baseiam em tradições ou nos escritos apócrifos. Abaixo dou a lista dos apóstolos com as respectivas tradições inerentes às suas mortes.

Pedro (crucificado de Cabeça para Baixo): Clemente de Roma, que morreu em 95 depois de Cristo, diz que a sua morte aconteceu no tempo de Nero, por volta do ano 64. A tradição posterior diz que os romanos crucificaram Pedro de cabeça para baixo, pois o apóstolo teria pedido de não ser comparado com Cristo. Uma outra tradição diz que no período em que devia ser crucificado, encontrou, às portas de Roma, Jesus que lhe perguntou: quo vadis? (aonde vai?). Isto aconteceu enquanto Pedro estava fugindo de Roma para evitar a morte; o encontro teria mudado a sua decisão e voltou para Roma.

André (Crucificado em uma cruz em forma de X): A tradição do martírio desse apóstolo está ligada à ‘cruz de santo André’, em forma de x, presente na bandeira da Escócia. Portanto teria sido crucificado numa cruz em forma de x.

Tiago (morto à espada): o irmão de João, como conta Atos 12,1-2, foi martirizado à espada em Jerusalém, por causa da perseguição de Herodes Agripa, por volta do ano 40 depois de Cristo. Em Jerusalém teve um papel importante na comunidade nascente. Na Espanha é conhecido como Santiago e uma tradição diz que ele, depois da ressurreição, foi anunciar o Evangelho naquele país. Além disso, conta-se que, depois do martírio, os restos mortais viajaram, milagrosamente até à Espanha, onde está o seu túmulo.

João (Morreu de idade avançada OBS: foi o único apóstolo que teve sua morte por uma causa natural): Conta-se que morreu com cerca de 100 anos. Foi preso, em Éfeso, no tempo do imperador Domiciano, em 89, e levado até Roma onde é condenado à morte. A pena, porém, foi mudada em exílio, em Patmos. Passou alguns anos naquela ilha e voltou para Éfeso, onde morreu.

Filipe (crucificado de Cabeça para Baixo): Atos dos Apóstolos afirma que ele se encarregou da evangelização da Samaria e de Cesaréia. Parece que era casado e tinha filhos (Atos 21). A respeito da sua morte sabemos pouco. Alguns dizem que morreu em Hierápolis, também crucificado de cabeça par baixo como Pedro.

Bartolomeu (teve sua pele tirada do corpo e foi Decapitado): Bartolomeu foi apresentado a Jesus pelo apostolo Filipe. Segundo alguns livros consultados, depois de viajar a Índia para pregar o evangelho, converteu a muitos naquela região. Sua morte, aconteceu quando os sacerdotes daquela região sentiram inveja de Bartolomeu e conseguiram ordens para retirar sua pele e separar a cabeça de seu corpo.

Tomás ou Tomé (alvejado por lanças): É o apóstolo que não acredita na ressurreição de Jesus, que pretende tocar o Cristo ressuscitado. Mas é também aquele que diz: Vamos morrer com Ele. Ele teria evangelizado na Síria e na Pérsia, mas sobretudo em Índia, onde consta que foi martirizado e morto pelo rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, onde fica o monte São Tomé e a catedral de mesmo nome, supostamente local de seu sepultamento. Historiadores acreditam que o apóstolo foi morto alvejado por lanças, quando orava.

Mateus (não temos certeza): Ainda à muitas divergências sobre sua morte. Segundo alguns livros consultados, Mateus foi decapitado, em outras fontes Mateus foi apedrejado e queimado na Etiópia.

Tiago Menor (apedrejado): Segundo os historiadores Hegesipo, Clemente de Alexandria e o hebreu Flavius Josephus, o apóstolo teria sido condenado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado até a morte, por ordem do corpo religioso do Templo, dirigido pelo sumo sacerdote Ananias

Judas Tadeu (martizado com golpes de machado): Segundo alguns relatos, Judas foi martirizados cruelmente quando estava na Pérsia. Judas foi morto a golpe de machado desferido por sacerdotes simplesmente por não adorar à deusa pagã Diana.

Simão (sofreu martírio, mas não sabemos como): Não existe muitas informações sobre sua morte, mas segundo uma notícia de Egésipo, o apóstolo teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, contando já com a avançada idade de 120 anos

Judas Escariotes (Suicídio): Traiu Jesus com 30 moedas. Mateus conta que, depois da morte de Cristo, ele se enforcou (27,3-5). Atos dos Apóstolos conta que foi substituído por Matias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 9 mulheres da descendência e Jesus Cristo...

No livro e Mateus (1:1-16) e no livro de Lucas (3:23-38) encontramos a genealogia e Jesus Cristo. O interessante e que nessas duas passagens, são mencionados praticamente só os homens, com a exceção de algumas mulheres. Esse fato se deve ao contexto histórico da época, em que as mulheres deveriam ficar em suas casas, cuidando dos filhos, do esposo, e das obrigações com o lar. Outro fato histórico que devemos tomar por base é que as mulheres não poderiam participar de guerras, treinamento e não podiam trabalhar. algumas mulheres entretanto se mostraram muitos fortes, não foram literalmente à guerra, mas, venceram grandes batalhas.  É evidente que todos os homens que são mencionados na genealogia de Jesus foram casados e tiveram suas famílias, porém devido ao contexto histórico já exposto acima, suas mulheres não são declaradas, entretanto, algumas mulheres receberam grande destaque e algumas foram registradas  na genealogia outras temos que voltar um pouco no relato bíbl...

As 10 pragas do Egito: O que elas significaram e quais foram suas consequências.

O livro de Êxodo nos conta a história da saída do povo de Deus do Egito para a terra prometida. Sabemos desta história, na sala de crianças aprendemos sobre as 10 pragas do Egito e de como Deus envergonhou o faraó e libertou o povo bravamente. Porem quero mostrar para todos que o proposito das 10 pragas era muito maior do que só libertar o povo de Deus dá escravidão. Sabemos que o faraó era considerava um deus de antigamente, e sabemos também que que o verdadeiro Deus não divide a glória dele com ninguém, um dos propósitos das 10 pragas era Deus mostrando a faraó, e a nação egípcia que era o verdadeiro Deus.  Deus fez muito mais do mostrar quem era ele, Deus acabou totalmente com aquele nação pagã, foram destruído, a economia, estrutura, modo de viver entre outras coisas... As 10 Pragas do Egito 1ª praga: Ex 7.14 Água do Nilo se transformaram e sangue. Esta praga faz referencia a Hápi (deus do Nilo); como o rio Nilo é essencial à economia e até a sob...

Há basicamente 5 maneiras de se dizer "eu te amo":

Todos os dias escolhemos amar ou não amar. Seja lá qual for o tipo de amor, amor de homem e mulher, de pai e filho, mãe e filho, amor de amigos, de parentes. todos amamos e precisamos aprender a identificar isso... Há basicamente 5 maneiras de se dizer "eu te amo": 1. Através de palavras de encorajamento - "Você é uma pessoa tão paciente!", "Você fica muito bem com esta roupa!", " Gostaria de ter o capricho que você tem com o jardim!", "Você sempre tem algo bom prá dizer!" Para alguns de nós o amor se expressa em palavras de reconhecimento e elogios. 2. Através do toque físico e proximidade - segurar a mão, abraçar, ficar sentado perto, colocar o braço em volta do ombro, beijar - envia uma mensagem especial de amor. 3. Dando tempo de qualidade - não é assistir televisão junto com seus filhos e/ou esposo, é dar toda a sua atenção a/s outra/s pessoa/s , é ouvir e responder adequadamente. 4. Ações de serviço - prestar algu...

4 Meios de Edificar sua Família com base nos princípios e valores Cristãos...

Ao estudarmos a vida de Cristo aprenderemos princípios e valores que serão um firme alicerce para o lar nos momento de tempestade, e fonte de gozo e regozijo nos momentos de bonança. Jesus Cristo nos deixou o exemplo necessário para nos aperfeiçoarmos e atingirmos nosso pleno potencial. Não foi à toa que Ele nos disse que devemos ser perfeitos como o Pai. (Mateus 5:48) E cada um de nós, no papel que desempenha, seja como mãe, pai, filho, profissional ou amigo pode ser perfeito, porque Cristo não só nos pediu para que o fôssemos, mas porque, Ele nos mostrou como o ser. 1. Estudar os ensinamentos de Jesus Cristo Através dos ensinamentos de Cristo podemos edificar nossa família nos firmes alicerces de valores e princípios fortes o suficiente para suportar as tempestades da vida. Estaremos edificando nosso lar sobre a rocha, assim como Cristo relata em Mateus 7:24-25: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, ...