Pular para o conteúdo principal

10 coisas que você não sabia sobre a Bíblia...


A Bíblia Sagrada é um dos livros mais antigos do mundo, e sem dúvidas é o mais vendido até hoje na história da humanidade. Estima-se que o livro sagrado tenha sido traduzido para aproximadamente 1.500 línguas e dialetos. Mas isso, porém, não é o que mais impressiona. O manual do cristianismo traz ainda outras curiosidades, que nem todos sabiam, e que estão elencadas abaixo.

1. O livro mais antigo da Bíblia NÃO é Gêneses:

Isso mesmo! A gente acha que por ser o primeiro, e por contar a história da criação do mundo, o livro de Gêneses tenha sido o primeiro livro escrito, mas isso é um equívoco. O livro mais antigo é o de Jó. Sua datação indica que ele tenha sido escrito antes do livro de Gêneses. Sua autoria é desconhecida, há pesquisadores que afirmam que o seu autor seria Abraão, Moisés ou então o próprio Jó. O livro conta a história de um homem que dá título ao livro, Jó. Ele foi tentado por Satanás, sob permissão de Deus, que queria testar sua fidelidade. Ele perdeu tudo, incluindo sua família, mas, como foi fiel, Deus o recompensou com duas vezes mais bênçãos que antes.

2. O livro mais recente da Bíblia NÃO é o Apocalipse:

Outra curiosidade é que assim como Gêneses não foi o primeiro livro a ser escrito, o Apocalipse também não foi o último. Pode parecer estranho, já que o Apocalipse conta a história do fim do mundo e do julgamento final, quando Cristo voltar para buscar sua noiva. O último livro a ser escrito da Bíblia, no entanto, foi a 3ª epístola de João. O que há de comum entre os dois livros é que João escreveu ambos. Porém João deve a visão do arrebatamento e escreveu o livro Apocalipse antes de ter escrito a 3ª epístola de João.

3. Um rei libertou seu povo com um ferro de marcar gado:

Parece história de cinema, e dava para ser mesmo! A Bíblia relata que um rei, chamado Sangar, matou cerca de 600 homens (Isso mesmo, 600!), com um simples ferro de marcar gado (Juízes 3:31). Um homem de muita bravura, sem dúvidas.

4. Livros sem Deus?

Tem sim! Nos livros de Ester e de Cantares de Salomão não está escrita, em nenhum de seus versículos, a palavra “Deus”, embora em sua essência os livros possuam comprovada inspiração divina ao serem escritos. O livro de Cantares, por exemplo, é um livro romântico, que Salomão escreveu para registrar seus relacionamentos amorosos, mas que é interpretado por muitos como mensagens de amor de Cristo para sua noiva, no caso, nós.

5. Um profeta morreu depois de cair da cadeira que estava sentado:

Num episódio em que os israelitas saíram em guerra contra os filisteus, a arca da aliança foi tomada por estes últimos. Os soldados voltaram para contar ao profeta Eli o que havia acontecido, e ele caiu para trás da cadeira em que estava sentado. Por ele ser muito pesado, ele quebrou seu pescoço e morreu na hora. Ele liderou Israel por 40 anos. (1 samuel 4:17-18).

6. Um homem ganhou mais 15 anos de vida depois de orar:

Deus mandou o profeta Isaías levar uma mensagem ao profeta Ezequias, de que ele iria morrer, já que estava muito doente. Quando Isaías deu o recado, Ezequias virou-se para a parede e chorou pedindo a Deus por misericórdia. Isaías já estava saindo da casa de Ezequias quando Deus mandou que ele retornasse para dizer que o havia escutado e que estava lhe concedendo mais 15 anos de vida. E como prova de que isto seria feito, Deus fez com que a sombra projetada do sol em Ezequias voltasse dez graus para trás (2 Reis 20:1-11).

7. Uma mãe comeu seu próprio filho:

Com toda certeza, hoje em dia a mulher descrita no livro de Reis estaria presa. Com fome, ela havia combinado com uma amiga de comer o filho dela num dia e no outro dia eles comeriam o filho da outra. Uma das mulheres cumpriu o acordo, cozinhando seu filho e repartindo-o com a outra mulher, que descumpriu o acordo, não entregando seu filho, possivelmente por estar arrependida do pacto (2 Reis 6:26-30).

8. Os escravos eram libertados após terem um dente arrancado:

O antigo testamento traz diversas leis estranhas para os dias de hoje, mas que naquela época eram usualmente aceitas. No livro de Êxodo, Moisés traz, dentre tantos mandamentos, um que obrigava o patrão a libertar seu escravo caso um dente seu fosse arrancado, pois, segundo a lei, o preço do escravo era o dente (Êxodo 21:27).

9. O próprio Deus sepultou um defunto:

A Bíblia diz que quando o profeta Moisés morreu, o próprio Deus o sepultou num vale na terra de Moabe. Moisés foi responsável por libertar o povo de Deus do cativeiro do Egito, liderando-os. Ele recebeu do próprio Deus todos os mandamentos destinados ao povo. Ele tinha 120 anos de idade undo morreu. Até hoje os pesquisadores não encontraram ainda a sua sepultura, embora Moisés seja um personagem comprovadamente verídico da história da humanidade. (Deuteronômio 34:1-7)

10. Isaías já sabia que a terra era redonda:

O que Galileu Galilei previu e que só foi comprovado por volta do ano 1.500 d.C. foi anunciado primeiro pelo profeta Isaías, cerca de 2.000 anos antes. Em seu livro, o profeta diz que Deus instalou seu trono sobre a redondeza da terra, um feito que até hoje os especialistas não sabem explicar como ele chegou a essa conclusão naquela época (Isaías 40:22).

A Bíblia Sagrada, mais do que o manual de instruções dos Cristãos, é um livro historicamente fantástico, que possui uma pureza de 99% com relação aos escritos originais, e por isso é um dos livros mais impactantes que o mundo já viu até hoje. De Gêneses ao Apocalipse, a Bíblia é conexa com o que Deus quer para nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como que morreram os 12 discípulos de Jesus?

Os evangelhos sinóticos (evangelhos semelhantes: Mateus, Marcos Lucas e João) trazem a lista dos 12 apóstolos (Marcos 3,16-19, Mateus 10,2-4 e Lucas 6,13-16). Eles eram Simão, chamado de Pedro, André, irmão de Pedro, Tiago, filho de Zebedeu, João, irmão de Tiago e autor do 4 evangelho, Filipe, Bartolomeu, Tomás, Mateus, o cobrador de impostos e autor do primeiro evangelho, Tiago o menor ou Tiago de Alfeu, Judas Tadeu (em Lucas se chama Judas de Tiago), Simão o cananeu (Lucas chama de Simão, chamado Zelota) e Judas Escariotes, que traiu Jesus. Os Atos dos Apóstolos, no início falam de 11 apóstolos, faltando Judas, que morreu depois de ter traído Jesus. Depois da ascensão de Cristo Matias é escolhido como apóstolo, para ocupar o lugar de Judas. A Bíblia não conta como morreu cada um desses apóstolos. Os dados que temos não são certos e se baseiam em tradições ou nos escritos apócrifos. Abaixo dou a lista dos apóstolos com as respectivas tradições inerentes às suas mortes. Pe...

As 9 mulheres da descendência e Jesus Cristo...

No livro e Mateus (1:1-16) e no livro de Lucas (3:23-38) encontramos a genealogia e Jesus Cristo. O interessante e que nessas duas passagens, são mencionados praticamente só os homens, com a exceção de algumas mulheres. Esse fato se deve ao contexto histórico da época, em que as mulheres deveriam ficar em suas casas, cuidando dos filhos, do esposo, e das obrigações com o lar. Outro fato histórico que devemos tomar por base é que as mulheres não poderiam participar de guerras, treinamento e não podiam trabalhar. algumas mulheres entretanto se mostraram muitos fortes, não foram literalmente à guerra, mas, venceram grandes batalhas.  É evidente que todos os homens que são mencionados na genealogia de Jesus foram casados e tiveram suas famílias, porém devido ao contexto histórico já exposto acima, suas mulheres não são declaradas, entretanto, algumas mulheres receberam grande destaque e algumas foram registradas  na genealogia outras temos que voltar um pouco no relato bíbl...

As 10 pragas do Egito: O que elas significaram e quais foram suas consequências.

O livro de Êxodo nos conta a história da saída do povo de Deus do Egito para a terra prometida. Sabemos desta história, na sala de crianças aprendemos sobre as 10 pragas do Egito e de como Deus envergonhou o faraó e libertou o povo bravamente. Porem quero mostrar para todos que o proposito das 10 pragas era muito maior do que só libertar o povo de Deus dá escravidão. Sabemos que o faraó era considerava um deus de antigamente, e sabemos também que que o verdadeiro Deus não divide a glória dele com ninguém, um dos propósitos das 10 pragas era Deus mostrando a faraó, e a nação egípcia que era o verdadeiro Deus.  Deus fez muito mais do mostrar quem era ele, Deus acabou totalmente com aquele nação pagã, foram destruído, a economia, estrutura, modo de viver entre outras coisas... As 10 Pragas do Egito 1ª praga: Ex 7.14 Água do Nilo se transformaram e sangue. Esta praga faz referencia a Hápi (deus do Nilo); como o rio Nilo é essencial à economia e até a sob...

Há basicamente 5 maneiras de se dizer "eu te amo":

Todos os dias escolhemos amar ou não amar. Seja lá qual for o tipo de amor, amor de homem e mulher, de pai e filho, mãe e filho, amor de amigos, de parentes. todos amamos e precisamos aprender a identificar isso... Há basicamente 5 maneiras de se dizer "eu te amo": 1. Através de palavras de encorajamento - "Você é uma pessoa tão paciente!", "Você fica muito bem com esta roupa!", " Gostaria de ter o capricho que você tem com o jardim!", "Você sempre tem algo bom prá dizer!" Para alguns de nós o amor se expressa em palavras de reconhecimento e elogios. 2. Através do toque físico e proximidade - segurar a mão, abraçar, ficar sentado perto, colocar o braço em volta do ombro, beijar - envia uma mensagem especial de amor. 3. Dando tempo de qualidade - não é assistir televisão junto com seus filhos e/ou esposo, é dar toda a sua atenção a/s outra/s pessoa/s , é ouvir e responder adequadamente. 4. Ações de serviço - prestar algu...

4 Meios de Edificar sua Família com base nos princípios e valores Cristãos...

Ao estudarmos a vida de Cristo aprenderemos princípios e valores que serão um firme alicerce para o lar nos momento de tempestade, e fonte de gozo e regozijo nos momentos de bonança. Jesus Cristo nos deixou o exemplo necessário para nos aperfeiçoarmos e atingirmos nosso pleno potencial. Não foi à toa que Ele nos disse que devemos ser perfeitos como o Pai. (Mateus 5:48) E cada um de nós, no papel que desempenha, seja como mãe, pai, filho, profissional ou amigo pode ser perfeito, porque Cristo não só nos pediu para que o fôssemos, mas porque, Ele nos mostrou como o ser. 1. Estudar os ensinamentos de Jesus Cristo Através dos ensinamentos de Cristo podemos edificar nossa família nos firmes alicerces de valores e princípios fortes o suficiente para suportar as tempestades da vida. Estaremos edificando nosso lar sobre a rocha, assim como Cristo relata em Mateus 7:24-25: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, ...